Em que ano iniciaram a vossa atividade?
A Medronhalva® Lda. (www.medronhalva.pt) iniciou a sua atividade em 28 de Janeiro de 2013.
É uma empresa que se dedica à valorização dos recursos endógenos das Terras de Mondalva®, através da dinamização de uma atividade agrícola basilar e singular, que consiste na gestão de mais de 20 hectares de medronhal (cerca de 10 ha espontâneo e intervencionado, e demais, de plantações ordenadas de medronheiros), e em atividades complementares que vão desde o Turismo, à Silvicultura, à Apicultura e aos Serviços
Destaque três importantes marcos na história da Medronhalva.
- A implementação das plantações de medronheiros/recuperação e condução de medronhais espontâneos, que finalizou em Janeiro de 2015;
- A certificação do medronhal de produção (primeiro a nível mundial), em colaboração com a UNIMADEIRAS e que teve a sua apresentação pública em Maio de 2017, na Expoflorestal em Albergaria-a-Velha;
- Inevitavelmente, os incêndios de 15 de Outubro de 2017 que afetaram todas as parcelas de medronheiros geridas pela Medronhalva Lda.
Que serviços e produtos disponibilizam e quem é o vosso principal público-alvo?
A Medronhalva Lda. pretende vir a disponibilizar vários produtosderivados do medronhal, tais como o fruto fresco, a aguardente, os licores, ascompotas e geleias, a polpa de medronho e também outros produtos complementares como o mel.
Presentemente a Medronhalva disponibiliza um alojamento em pleno Medronhal certificado, a casa “O Medronheiro”, situada em plena Praia Fluvial do Vimieiro e aderente à Rede das Aldeias do Xisto, tornando-se na primeira estrutura do concelho de Penacova a fazer parte desta Rede/Marca de valorização do território e de promoção turística nacional e internacional.
Esta casa de xisto recuperada oferece múltiplas experiências associadas ao medronhal como o agrofitness®, os percursos pedestres, a gastronomia, a cultura local, a biodiversidade das Terras de Mondalva® entre outros.
A Medronhalva é uma área com certificação FSC®. O que os motivou avançar para este processo?
O reconhecimento e a garantia de que esta certificação será uma mais valia para este projeto que assenta numa forte base de sustentabilidade ambiental, económica e social.
Desde o início da sua atividade que esta empresa se pautou pela diferenciação do seu modus operandi atraindo instituições de ensino e de investigação científica (eg. Escola Superior Agrária de Coimbra, Universidade de Aveiro) que instalaram ensaios, trabalhos experimentais e de demonstração nas parcelas geridas pela Medronhalva.
A forte base científica associada à sustentabilidade ambiental, económica e social das suas atividades e às boas práticas implementadas, conduziram à criação do Primeiro Medronhal de produção Certificado do Mundo, que recentemente foi também reconhecido pela ELO – European Landowners Organization, pelas suas boas práticas de gestão dos ecossistemas e da biodiversidade e da sua integração extrema com a apicultura realizadas pela Medronhalva®, tendo atribuído uma Menção Honrosa do European Bee Award, recebido em Bruxelas a 5 de Dezembro de 2017.
Há quanto tempo integraram a certificação florestal FSC® e qual a dimensão da área certificada?
A Medronhalva integra a certificação florestal FSC® desde Janeiro de 2017.
Quais são os principais desafios da certificação florestal?
A certificação florestal é um processo que assegura as boas práticas de ordenamento e gestão florestal desde o seu início até ao final do processamento do produto.
Este processo inclui a garantia de qualidade de múltiplos factores que vão desde a seleção da planta que se pretende fomentar, a mão-de-obra contratada ou envolvida nas várias operações, as práticas silvícolas implementadas (desde a mobilização dos solos, a plantação, a poda, a colheita do fruto, etc.), até à viabilidade económica da exploração.
De acordo com a vossa experiência quais são as principais mais-valias da certificação?
A garantia de que os processos estão a ser bem realizados, de uma forma sustentável, e de que os produtos que derivam deste processo são produtos certificados, com maior aceitação nos mercados presentes e futuros.
Na vossa opinião, o valor acrescentado dos produtos de origem florestal é percepcionado pelo consumidor?
Esse é um processo é gradual, mas de uma forma crescente, a sociedade e o consumidor está mais atento a este tipo de produtos, dando cada vez mais valor a produtos com o selo da certificação.