forestinO evento, que se realizou de 22 a 25 de Janeiro na Galiza, consistiu numa série de reuniões e visitas técnicas a áreas florestais, onde o foco esteve na partilha de experiências, e no conhecimento das melhores praticas de gestão.

Os participantes tiveram oportunidade de visitar áreas dedicadas à apicultura, uma serração de madeira de eucalipto, e diversos povoamentos florestais, para produção de madeira nobre, de pinho para resinagem, e ainda uma área piloto para produção de folhosas, que conta já com a certificação FSC®.
A partilha de experiências e a formação de adultos na área florestal, é um dos objectivos do projecto Forest-IN.

Alguns dos resultados alcançados até ao momento, focam-se no desempenho dos pequenos proprietários que começam a diversificar fontes de rendimento florestal através do aproveitamento da multifuncionalidade da floresta. Esta multifuncionalidade está a ser conseguida através da criação de modelos integrados de gestão florestal, onde, não só a produção de madeira gera ganhos económicos, como também a produção de gado, a apicultura, os cogumelos e o usufruto social e turístico destes espaços.

Este projecto une vários pequenos proprietários de Portugal, Espanha e França onde as problemáticas de gestão florestal são bastantes semelhantes, e assenta na premissa de que se houver formação técnica dirigida ao sector é possível diversificar as formas de gestão da pequena propriedade e tirar partido dos diferentes serviços que um ecossistema nos pode fornecer.

Saiba mais aqui.