O PFM torna-se assim no único parque florestal urbano na Europa com este tipo de certificação florestal. A cerimónia de simbólica de atribuição do certificado teve lugar no Dia Internacional das Florestas.
Com uma área de 955,12 hectares o PFM é uma importante reserva de biodiversidade e rico em ecossistemas naturais, alguns dos quais ímpares no contexto português. Para o PFM obtenção da certificação FSC constitui um importante passo na conservação desses ecossistemas e habitats naturais.
Devido à sua composição florestal, que integra espécies resinosas e folhosas, o PFM proporciona aos habitantes e visitantes de Lisboa um vasto leque de actividades de recreio, desportivas e culturais, desde escaladas a caminhadas, concertos e exposições.
A cerimónia simbólica de atribuição do certificado teve lugar no dia 21 de Março - Dia Internacional das Florestas, onde José Sá Fernandes, Vereador da Câmara Municipal de Lisboa com o pelouro da Estrutura Verde/Energia, referiu que a Autarquia conseguiu obter o certificado FSC “graças ao mérito dos trabalhadores e dirigentes da Câmara e à sua actuação na substituição de espécies, limpeza da mata, reflorestação e aproveitamento dos resíduos”.