Forests
FSC GD

O FSC saúda a Declaração emitida por 105 países na reunião de Glasgow da COP26, declarando o seu compromisso de trabalhar em conjunto para travar e reverter a perda e a degradação das florestas mundiais.

O foco na proteção e gestão sustentável das florestas é um elemento crucial em qualquer solução para a crise climática mundial. Sem esforços crescentes para proteger as florestas, não será possível cumprir a ambição do Acordo de Paris de manter o aumento da temperatura média global abaixo de 2°C.

A Declaração não é a primeira deste tipo, mas é positivo vê-la surgir como o primeiro resultado específico da COP26, particularmente quando inclui a participação da maioria dos países do mundo, incluindo de uma grande parte dos importantes países com grandes áreas florestais. Também é de salientar que países de todas as partes do mundo tenham concordado com a Declaração.

A Declaração compromete os países participantes a trabalhar em conjunto para construir resiliência e aumentar os meios de subsistência rurais, inclusive através do empoderamento das comunidades e do reconhecimento dos direitos dos povos indígenas. Estes são elementos cruciais de sucesso para qualquer iniciativa florestal daqui em diante.

Com base na Declaração, a proteção e a gestão florestal sustentável devem agora tornar-se uma parte central de todos os esforços para combater as alterações climáticas. A certificação FSC das florestas, incluindo a certificação por povos indígenas dos seus territórios, pode ser uma parte importante da solução futura. O FSC está pronto para trabalhar com governos, empresas, povos indígenas e interessados para ajudar a cumprir a ambição da Declaração.