x1
European Environmental Bureau

EEB é a maior rede de organizações ambientais de cidadãos da Europa. Reúne mais de 170 grupos de cidadãos de mais de 35 países europeus, defendendo políticas progressistas, com o objetivo de criação de um ambiente melhor na União Europeia e não só. As Organizações Não Governamentais (ONG’s) são um importante grupo de stakeholders no sistema FSC, pelo que a parceria pode abrir novas e diferentes formas de envolver um maior número e diversidade de ONG no trabalho do FSC.

Com 30 anos de experiência em gestão florestal sustentável, o FSC está ansioso por trabalhar com as ONG com o intuito de moldar o futuro das políticas ambientais e de florestas climáticas da UE. Os principais objetivos incluem minimizar o risco dos produtos associados à desflorestação serem colocados no mercado da UE, garantir a proteção da biodiversidade das florestas, salvaguardar as florestas de elevado valor ambiental e social, bem como melhorar as condições de resiliência florestal e combater a exploração ilegal de madeira.

Stefan Salvador, FSC Director of Policy Operations, afirmou que "o FSC está satisfeito por fazer parte do BEE e colaborar com os ENGOs para apoiar a elaboração progressiva de políticas ambientais a nível da UE.

Trabalharemos para que as ações voluntárias complementem e apoiem as medidas obrigatórias, de modo a tornar realidade as iniciativas florestais sustentáveis no âmbito do EU Green Deal em toda a UE".

O FSC foi fundado com um forte apoio das ONG’s e tem trabalhado para a mesma visão de preservação de florestas resilientes em todo o mundo. No entanto, as formas de alcançar esta visão divergiram por vezes das das ONG’s, que manifestaram preocupações e fizeram campanha contra a certificação voluntária (ver a nossa publicação no blogue sobre este tema "We all stand with the trees").

Unirmo-nos numa atmosfera de diálogo como parceiros para encontrar soluções para os complexos desafios em torno das florestas, pode ajudar-nos a trabalhar de uma forma mais construtiva.

O FSC, apoiado por parceiros da rede em toda a UE, trabalhará com grupos de trabalho relevantes no âmbito do BEE, focando-se em tópicos específicos da política ambiental da UE.

Os peritos do FSC assegurar-se-ão de representar os três pilares: social, ambiental e económico. Isto reflete a sua estrutura em três câmaras, abrangendo igualmente os interesses de todas as partes interessadas florestais. 

 

Crédito da fotografia: European Environmental Bureau