z1
FSC GD

As nossas florestas estão sob uma pressão significativa, e estamos a correr contra o tempo. Neste momento, à medida que a crise das alterações climáticas se aprofunda, a pressão sobre a utilização da terra ameaça as florestas e a sua biodiversidade, e quando a própria sobrevivência humana está em risco; temos de demonstrar que o FSC é um instrumento relevante e fundamental para as florestas resilientes e o papel crucial que desempenha na proteção do clima e da biodiversidade. O próximo ano será importante para provarmos e construirmos a nossa promessa", diz Zandra.

Desde 2019, Zandra tem desempenhado funções no Conselho de Administração do FSC Internacional  e tem desempenhado um papel fundamental na formação da Estratégia Global do FSC 2021-2026. Ela também contribuiu para vários processos de governança na América Latina.

A ligação de Zandra com o FSC estende-se por mais de 20 anos, onde desempenhou vários papéis na organização na área da comunicação, como representante do staff, e como responsável do Departamento.

Fora do FSC, Zandra tem trabalhado no setor do café e como consultora independente na América do Sul e Central e na Europa, analisando os impactos da certificação florestal.

Zandra tem uma paixão e compromisso pelos direitos humanos, pequenas comunidades e grupos indígenas. Em Osaka, México, apoia o Coletivo para a Cidadania d Mulheres, aconselhando processos de desenvolvimento de políticas para mulheres que lutam pela justiça política e pelos direitos. Zandra é igualmente conselheira da Women Network for Peace (MUCPAZ). Mais recentemente, desde o início de 2021, tem trabalhado, na Guatemala, como consultora de desenvolvimento com o Serviço Civil Alemão para a Paz - GIZ.

Vou manter o nosso trabalho focado em alcançar a nossa Estratégia Global 2021-2026 e fortalecer o FSC como uma organização de excelência e serviço. Temos a missão e a visão para nos guiar, os valores humanos para confiar, e os recursos para tornar possível. Estou ansiosa por servir como vossa Presidente Global e acolher as vossas preocupações, críticas, perspetivas, ideias e apoio” refere Zandra.

O mandato de Zandra decorrerá de 1 de janeiro a 30 de dezembro de 2022. Zandra também será apoiada por Janne Näräkkä e por Per Larsson como Vice-Presidentes e Ivone Satsuki Namikawa como Tesoureira.

O Conselho de Administração do FSC Internacional é composto por doze representantes eleitos das três câmaras do FSC: económica, ambiental e social. Cada câmara está ainda dividida em sul global e global norte.