sc
Centro Pinus

1. Qual o âmbito da vossa atividade e como esta se integra na missão do FSC?   

Para o Centro PINUS, uma organização focada na gestão sustentável e valorização do pinhal, a certificação surge precisamente como uma ferramenta para essa sustentabilidade e valorização

Vários dos nossos associados industriais sentem uma forte pressão de mercado para fornecer produtos FSC. Em resposta, procuramos contribuir para o crescimento da certificação FSC em Portugal, também como estratégia de valorização dos diversificados produtos lenhosos e não lenhosos e dos serviços do ecossistema produzidos pelos pinhais.

Das três principais espécies da nossa floresta, o pinheiro-bravo é a que está mais associada à pequena propriedade. Este facto constituiu um desafio adicional à sua certificação e a principal justificação para o pinheiro-bravo representar ainda apenas cerca de 10% da área com certificação FSC em Portugal. Por este motivo, na nossa participação no FSC, a promoção da certificação de pequenos proprietários sempre foi a prioridade.

 

2. Quais os benefícios mais importantes da certificação florestal?

A certificação florestal permite o acesso a determinados mercados e uma valorização acrescida da madeira, produtos não lenhosos e também dos serviços do ecossistema.

Adicionalmente, e apesar de a certificação ser, na sua essência, uma dinâmica de mercado, é também uma excelente ferramenta para melhorar a qualidade da gestão florestal, com melhorias na produtividade a par da salvaguarda de valores ambientais e sociais.

 

3. Defina o FSC em 3 palavras 

Sustentabilidade

Valorização

Diálogo

cp