
O objetivo da NEB é acelerar a transformação do setor da construção para o uso de materiais circulares, acessíveis e com uma pegada carbónica inferior . Atualmente o setor é responsável por 40% das emissões globais de dióxido de carbono e 35% na geração de resíduos na Europa. A iniciativa ajudará a traduzir o Pacto Ecológico Europeu em mudanças tangíveis no terreno, que melhorem a nossa vida quotidiana em edifícios e espaços públicos.
Para simplicar e citando a Presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen: “se o Pacto Verde Europeu tem alma, então foi a New European Bauhaus que levou uma explosão de criatividade a toda a nossa União.”
A madeira está entre os materiais renováveis mais bonitos para construir novos espaços para viver. Esta desempenhará um papel crucial nos esforços de sustentabilidade – é versátil e de alto desempenho, enquanto consome muito menos energia para ser produzida do que o aço e o cimento. No entanto, escolher simplesmente madeira não é suficiente. A madeira de proveniências não controladas pode destruir os ecossistemas, o que por sua vez, agrava a crise climática. Também pode impactar negativamente as comunidades locais, cujas economias dependem dos recursos florestais.
Arquitetos, designers e outros profissionais no ramo da construção devem escolher madeira de origem responsável para edifícios e interiores, pois só assim poderão fazer a diferença e fazer com que as nossas florestas prosperem para as gerações futuras. Ao integrar o NEB, o FSC deseja contribuir com uma ferramenta globalmente reconhecida, que garante o abastecimento sustentável e uma única plataforma para o diálogo entre as partes interessadas.
“Estamos felizes por ver uma organização, à escala global como é o Forest Stewardship Council (FSC), a ser parceiro oficial da New European Bauhaus”, disse Xavier Troussard, chefe da unidade da New European Bauhaus na European Commision Joint Research Center.
“A madeira é um material amigo do ambiente ao mesmo tempo que é bonito: armazena carbono e pode ajudar a substituir os recursos fósseis, fazendo assim parte do processo de descarbonização da nossa economia. Compartilhamos a importância de tornar as florestas resilientes, o combate à desflorestação, e a proteção dos direitos dos Povos Indígenas. As gerações futuras devem poder desfrutar das florestas tanto quanto nós o fazemos agora”, acrescentou.
Como parte da sua contribuição ao NEB, o FSC realizará uma série de atividades de divulgação, envolvimento, educação e consciencialização pública sobre o uso da madeira sustentável na construção e nos espaços de convívio.
Este plano está a ser posto em prática no projeto LIFE da EU “Home for the future” (2021-2026), que tem como objetivo aumentar a circularidade no setor da habitação social na Holanda. O FSC oferecerá vários cursos online gratuitos sobre o uso de madeira certificada na construção para orientar os futuros decisores nas suas fontes de cadeia de abastecimento.
Para se manter atualizado sobre as atividades do FSC relacionadas à construção, visite esta página e siga os nossos canais sociais.
Para mais questões sobre a participação do FSC na New European Bauhaus, contacte:
Ewa Hermanowicz | e.hermanowicz@fsc.org