O FSC anuncia os vencedores do quarto FSC Furniture Awards. De acordo com o seu lema “viver melhor, florestas saudáveis”, o FSC premiou empresas do setor do mobiliário europeu, por reconhecerem o seu compromisso com a sustentabilidade. A cerimónia foi realizada no ADI Design Museum em Milão.
“Os vencedores demonstraram o seu excepcional compromisso com a sustentabilidade das suas matérias-primas”, disse Alexia Schrott, Gestora de Marketing do FSC Itália e Gestora do projeto Furniture Awards. “Eles escolheram a certificação FSC para provar isso, e o FSC comemora o seu compromisso com estes prémios.”
A cerimónia oficial decorreu a 28 de outubro de 2022, em Milão, no ADI Design Museum, precedida por uma mesa redonda sobre os desafios e oportunidades no setor do mobiliário. Entre os participantes estavam: Antonella Andriani, vice-presidente da Associazione per il Disegno Industriale (ADI); Omar Degoli, Presidente do Grupo da Economia Circular da Confederação Europeia das Indústrias do Mobiliário (EFIC); Maria Porro, Presidente do Salone del Mobile; Jeremy Harrison, Diretor de Mercados do FSC Internacional; Diego Florian, Diretor do FSC Itália.
Confira os premiados nas três categorias principais:
Compromisso – por políticas de compras sustentáveis para móveis de madeira
Fabricante: Gała Meble Sp. z o.o. (Poland)
Retalhista: T&S Home & Living GmbH (Germany)
Marca – por utilzar a marca FSC de forma consciente e proativa
Fabricante: Kvist Industries A/S (Denmark)
Retalhista: llva A/S (Denmark)
Comunicação – por se destacar em ações promocionais e campanhas publicitárias
Fabricante: Stosa s.p.a (Italy)
Retalhista: Pier Import (France)
Menções especiais
Produtor do Ano FSC
Interior: Hammerbacher GmbH (Germany)
Exterior: Euroform K. Winkler s.r.l (Italy)
Retalhista do Ano FSC
Otto Group (Germany)
“De acordo com a nossa Pesquisa Global ao Consumidor de 2021, cada vez mais pessoas têm procurado móveis produzidos a partir de fontes sustentáveis: oito em cada dez pessoas esperam que as empresas vendam produtos de madeira e papel que não causem a desflorestação. Entre aqueles que reconhecem a marca FSC, quase a mesma proporção – 8 em cada 10 – prefere produtos certificados FSC, em vez de produtos não certificados”, disse Jeremy Harrison, Diretor de Mercados do FSC Internacional. “Os dados demonstram que a missão do FSC de oferecer matérias-primas de origem sustentável para produtores, retalhistas e consumidores, pode realmente fazer a diferença e contribuir para a estratégia de desflorestação zero promovida pela União Europeia.”
Alexia Schrott acrescentou: “Estamos felizes por ver que a resposta das empresas tem sido elevada, apesar das dificuldades trazidas primeiro pela crise da pandemia e depois pela escassez de matérias-primas. É claro que a sustentabilidade, e em particular a certificação FSC, tornou-se um ponto de referência para produtores, retalhistas e consumidores, um elemento essencial para quem entra no mercado do mobiliário europeu e mundial.”
Mobiliário sustentável na Europa e em Itália
Versátil, robusta, “quente”, com diferentes espécies, disponíveis para diferentes soluções, a madeira é o material de decoração por excelência. No entanto, hoje-em-dia, ainda existe um elevado risco de que a madeira seja proveniente de fontes ilegais ou insustentáveis.
Apesar do número crescente de países e regiões que introduziram regulamentações que proíbem o comércio e o uso de madeira extraída ilegalmente e produtos derivados, rastrear os materiais até à floresta pode ser difícil, porque as cadeias de abastecimento geralmente são complexas. As normas da certificação FSC para as cadeias de abastecimento, facilita a garantia da sustentabilidade da madeira, com benefícios ambientais, económicos e sociais.
Por este motivo, o setor do mobiliário tem demonstrado um interesse, cada vez maior, pela certificação. 2022 conta já com 5.382 certificados FSC ativos ao longo da cadeia de abastecimento na Europa (um aumento de 4,6% em relação a 2021). Entre os países com maior número de certificados estão a Polónia (905), Reino Unido(760), Itália (631) e Alemanha (425).
Para entrevistas contactar com Alexia Schrott e/ou Jeremy Harrison, através do email: media@fsc.org