Em fevereiro de 2022, o FSC anunciou o início de um processo de discussão sobre Engenharia Genética fora das áreas certificadas pelo FSC. A Direção do FSC Internacional nomeou um Painel de Especialistas, para aconselhar sobre como o processo de aprendizagem em Engenharia Genética poderia ajudar o FSC a obter conhecimento suficiente e confiável sobre os desenvolvimentos da mesma na silvicultura.
Após uma revisão do Processo de Aprendizagem, durante a Reunião de Direção realizada em março de 2023, foi tomada a decisão por parte da Direção do FSC Internacional de não avançar com o processo.
Esta decisão considerou as diferentes visões dos membros do FSC, bem como o potencial risco à missão e reputação do sistema. A decisão foi tomada por consenso, com dois dos membros do conselho a deixarem ressalvas ao processo.
A Direção afirmou que (além de revisões de literatura, estudos documentais e pesquisas permitidas pela atual Política de Associação) nenhuma investigação de árvores geneticamente modificadas seria realizada ou solicitada pelo FSC, sem primeiro garantir o amplo envolvimento e acordo dos membros.
Ao tomar esta decisão, a Direção destacou a importância do FSC usar a sua força na cocriação para discutir e manter-se atualizado com os mais recentes desenvolvimentos em ciência, tecnologia e conhecimento que melhorem a gestão florestal responsável, atendendo aos valores sociais, económicos e ambientais por meio de múltiplos caminhos.
A Direção discutirá como avançar com esta discussão na sua próxima Reunião de Direção, que será realizada em agosto de 2023.