A invasão da Rússia em fevereiro de 2022, forçou o FSC Ucrânia e outros intervenientes do FSC a adaptarem-se e a evoluir.

“O nosso princípio orientador é que devemos encontrar oportunidades para agir, em vez de usar a guerra como uma razão para não fazer nada - tendo como prioridade número um, manter as pessoas seguras”, disse Pavlo Kravets, Diretor do FSC Ucrânia.

Isso incluiu encontrar locais mais seguros para trabalhar, adaptar-se ao trabalho híbrido em casa e no campo, obter eletricidade ocasionalmente e espaços de trabalho conjunto com acesso à Internet.

ucrânia1

(Yevhenii Khan a trabalhar durante alarme de ataque aéreo / Mapa online de alarme de ataque aéreo)

 

Oksana Pavlishchuk, gestora de certificação de gestão florestal, diz que rapidamente transformaram o medo e a preocupação, em resiliência e resistência.

“A nova realidade da guerra exigiu uma organização diferente dos processos de trabalho e das questões do quotidiano, combinando trabalho offline e online”, explicou ela.

 

Adaptação dos requisitos do FSC para apoiar os titulares de certificados

Assim que a Rússia invadiu a Ucrânia, o FSC concordou em adaptar a sua estrutura para permitir que a certificação na Ucrânia continuasse em áreas não afetadas pela guerra, permitindo que o país continuasse a beneficiar das suas normas.

Em zonas de conflito armado, os certificados foram suspensos para proteger os gestores florestais e os auditores, de riscos potencialmente fatais, como as minas terrestres. O restante território Ucraniano continua a manter e a proteger as suas florestas, utilizando a certificação FSC. Desta forma, as pessoas podem realizar atividades habituais em áreas onde os riscos são mitigados, para manter o país economicamente viável.

As auditorias baseadas em riscos, que são uma iniciativa do FSC Ucrânia, tornaram-se parte da política do FSC para estabelecer a credibilidade dos titulares de certificado e garantir a integridade das cadeias de abastecimento. Estes procedimentos, recorrendo à informação pública e aos sistemas de informação geográfica (GIS), fazem agora parte do conjunto de ferramentas que os auditores na Ucrânia podem utilizar para recolher e avaliar dados sobre a gestão florestal.

A abordagem baseada no risco está a ser promovida através de formação e seminários, para se tornar parte dos procedimentos formais utilizados pelas empresas de gestão florestal e de processamento de madeira. Espera-se que este projeto preserve os valores ambientais, adapte o sistema às alterações climáticas e evite uma maior degradação dos ecossistemas florestais.

 

A estratégia florestal na Ucrânia

A Estratégia Global do FSC 2021–2026 estabelece prioridades que são especialmente relevantes na Ucrânia, onde a política estatal sobre a gestão florestal sustentável está atualmente a trabalhar para integrar a Norma Nacional de Gestão Florestal do FSC, não apenas na gestão florestal, mas também na legislação e na tomada de decisões governamentais.

Viktor Smal, chefe interino da Agência Estatal de Recursos Florestais da Ucrânia, que supervisiona as unidades de gestão florestal da 'Floresta da Ucrânia', disse: "Estamos gratos pelo apoio dado aos nossos esforços, na obtenção da certificação pelas nossas filiais. Esperamos que a aplicação das ferramentas do FSC, continuem a ajudar-nos a manter uma gestão florestal responsável e a integrar-nos na UE".

As fortes raízes do FSC na Ucrânia são a base da gestão florestal sustentável e irão melhorar a reflorestação assim que a recuperação começar. Pavlo Kravets disse: “Há um reconhecimento claro de que a certificação FSC pode atuar como um catalisador para as economias verdes e circulares que transformarão a sustentabilidade, conforme previsto na Declaração de Lugano do Plano de Recuperação da Ucrânia”.

A preferência por recursos renováveis ​​e produzidos de forma responsável, com base na certificação FSC, melhorará o ambiente, aumentará a confiança do público e proporcionará às empresas uma vantagem competitiva.

 

Continuar a agregar valor em tempos difíceis

As empresas certificadas pelo FSC estão a utilizar o valor da certificação para aceder aos mercados europeus e continuar a vender produtos fora da Ucrânia. O FSC abre portas para clientes que se preocupam com o fornecimento sustentável e, assim, mantêm a sua economia viável em tempos de crise económica (pode ler sobre este tema aqui: Mulheres empresárias Ucranianas da indústria da madeira pedem mais ajuda aos parceiros comerciais do mercado da UE)

Natalia Pokinska, Diretora Geral da Kronospan Ukraine LLC, destacou que é vital persuadir as empresas que deixaram de fazer negócios na ou com a Ucrânia a reavaliarem as suas decisões. "Estamos a fazer as coisas da melhor maneira possível e estabelecemos um sistema de devida diligência, que identifica todas as ameaças e as toma em consideração", diz Natalia. "Estamos confiantes de que os clientes estrangeiros podem trabalhar com a Ucrânia e comprar os nossos produtos – e isso irá ajudar a nossa economia”.

Uma visita à Ucrânia de Lieske van Santen, Diretora da Rede Global e membro da FSC International leadership, ajudou as partes interessadas, incluindo funcionários públicos, a apreciar a importância da certificação FSC, na Ucrânia. Por exemplo, filiais locais individuais, em vez de empresas estatais ou escritórios regionais, possuem certificados, reduzindo o risco de não conformidade com as Normas Nacionais de Gestão Florestal do FSC. Outra visita recente de Frank Harnischfeger, Diretor de Operações do FSC International, foi uma indicação clara do apoio aos titulares de certificado que desejam continuar a fazer parte do negócio global responsável.

 

FSC aproxima a Ucrânia da EU

O setor florestal da Ucrânia procura laços mais estreitos com a Europa no futuro. As ferramentas do FSC para aumentar a transparência e a abertura serão fundamentais para este desejo de uma maior integração europeia, garantindo tolerância zero à corrupção e melhorando a rastreabilidade nas cadeias de abastecimento.

A gestão florestal responsável desempenhará um papel crucial no crescimento económico sustentável na Ucrânia, quando a guerra terminar. Para o efeito, o foco continuará a ser reunir as partes interessadas para desenvolver, conjuntamente, a política florestal e garantir a sua adequada implementação, o que ocorrerá no contexto de uma plataforma de discussão multilateral.

Pavlo Kravets afirma que: "O FSC está a aproximar-nos da União Europeia. É um catalisador para a integração do setor florestal. É uma oportunidade única de trazer mais valores do FSC ao país, para aproximar o nosso setor florestal da Europa."

O Plano de Recuperação para a Ucrânia prevê mudanças fundamentais, incluindo mudanças de atitude em relação ao ambiente e aos direitos e liberdades dos cidadãos. Os valores do FSC apoiam estes processos, unindo a sociedade civil na conservação das florestas e garantindo uma gestão florestal responsável, que irá satisfazer as necessidades das gerações presentes e futuras.

Pavlo Kravets, Diretor do FSC Ucrânia, está otimista: “Continuo convencido de que a justiça prevalecerá e que juntos podemos superar obstáculos incríveis”.ucrânia2

(Pavlo Kravets a trabalhar na estação de metro durante o alarme de ataque aéreo)

 

Se pretender saber mais sobre por que e como o FSC funciona num país em guerra, então convidamo-lo a assistir ao episódio do podcast “Floresta para o Futuro”! Poderá ouvir a equipa do FSC no local e dois dos titulares de certificado na Ucrânia: Pavlo Kravets, Diretor do FSC Ucrânia, Yevhenii Khan, Gestor de Cadeia de Custódia e Integridade do FSC Ucrânia, Victoria Kuchmuk, Gerente da Zunami LLC - empresa certificada pelo FSC que produz pavimentos em carvalho e Natalia Pokinska, Diretora Geral da Kronospan UA LLC – a maior empresa produtora de painéis derivados de madeira do país.

 

🎙Encontre o podcast num dos seguintes links 🎙

Spotify

Itunes

Castbox

Google Podcasts

Podtail

 

O novo relatório da Forest Europe também descreve os desafios da gestão florestal sustentável na Ucrânia, juntamente com algumas recomendações para ajudar o país a reconstruir o seu setor florestal. Poderá encontrar o relatório aqui.