Prevê-se que a procura mundial de produtos florestais aumente um terço até 2035 e quadruplique até 2050. Esta escalada é alimentada pelo crescimento populacional, pela urbanização e pelo impulso intersectorial em direção a emissões net-zero. No entanto, tal como delineado pela WWF, as nossas florestas não podem, simultaneamente, satisfazer esta procura crescente e ser geridas de forma sustentável. Para proteger a biodiversidade e os ecossistemas florestais, temos de desenvolver soluções escaláveis para a utilização, mas também para a reutilização de materiais florestais.

A legislação a nível mundial, em particular na Europa, incentiva as empresas a transitarem para modelos empresariais circulares. Estas leis baseiam-se em vários métodos que vão desde contratos públicos, mecanismos financeiros, requisitos de informação, até definições específicas de produtos como caminho para a circularidade. Todos partilham agendas ambiciosas. Por exemplo, a UE impõe uma transição até 2030 e exige mudanças fundamentais por parte das empresas em termos de transparência da cadeia de abastecimento, validação de dados e fluxos de informação sobre produtos.

 

Adaptação das normas FSC para permitir soluções de circularidade

O FSC está empenhado em cumprir a missão de salvaguardar as nossas florestas e em adaptar-se continuamente às necessidades e desafios das gerações futuras. Para o alcançar e manter a capacidade de encontrar soluções futuras para as inúmeras organizações que utilizam os nossos sistemas como uma pedra angular nos seus esforços de sustentabilidade, o FSC está a priorizar formas que tornem mais fácil a implementação de soluções circulares dentro das normas e estruturas FSC.

No entanto, as atuais normas de cadeia de custódia do FSC, incluindo o norma FSC para materiais recuperados, não foram desenvolvidas para atender às necessidades atuais de trabalhar com soluções modernas de circularidade. Isso pode tornar desafiador para as empresas a adoção de modelos de negócios circulares, mantendo a certificação FSC. Os problemas vão desde configurações de leasing, soluções de retoma, modelos de reparo até o uso permitido de materiais pré e pós-consumo em vários tipos de produtos.

É crucial eliminar estes obstáculos. Ao longo do último ano, mapeámos as suas causas e identificámos potenciais soluções.

 

Participe do nosso Webinar para saber mais

Como parte da fase conceptual da revisão das normas da cadeia de custódia do FSC, convidamos a comunidade FSC a aprender mais sobre o nosso trabalho até ao momento, as barreiras identificadas e as soluções propostas.

Junte-se ao nosso próximo webinar no dia 12 de dezembro às 15h00 CET. Para tal faça a sua inscrição AQUI.

Este webinar apresenta uma oportunidade para obter uma compreensão abrangente dos nossos desenvolvimentos mais recentes e do seu potencial impacto. É também a primeira de uma série de oportunidades para contribuir para as soluções propostas.

O webinar será parcialmente gravado (excluindo a sessão de perguntas e respostas devido à conformidade com o RGPD) e a gravação será partilhada com todos os participantes registados.