Entre 18 certificações analisadas de forma imparcial, os autores de um guia sobre certificações globais e sistemas de rotulagem, destacam o FSC como uma das três certificações mais confiáveis do mercado global.
Na mais recente publicação da "Global third-party certification and labelling", os dois autores dinamarqueses Jakob Zeuthen e Lars Ludvigsen apresentam uma ferramenta para avaliar e comparar certificações globais e sistemas de rotulagem, que pode ser útil quando as empresas desejam escolher o sistema de certificação mais adequado para os seus produtos e clientes.
A ferramenta usada tem o nome de “Modelo de Borboleta”. No guia é usado para analisar 18 certificações globais, de forma imparcial, com base nos critérios de credibilidade e valor de mercado. O FSC ocupa o segundo lugar, apenas superado pelo selo Fairtrade. A MSC ocupa o terceiro lugar.
Os leitores do manual obterão uma visão geral dos mais importantes sistemas globais de certificação, que se baseiam na certificação independente de terceiros, incluindo uma avaliação sobre a forma como abordam os dezassete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no que diz respeito aos seus critérios e normas.
Consulte o guia completo no pdf que se encontra disponível e fique a par dos resultados deste estudo.