
Durante a COP28, a conferência anual das Nações Unidas sobre o clima, o Forest Stewardship Council (FSC) será um dos anfitriões e falará em vários eventos e painéis de discussão, onde líderes mundiais, governos, ONGs, empresas e cidadãos se unirão para enfrentar questões urgentes da crise climática.
As florestas são a nossa melhor linha de defesa contra as alterações climáticas, tornando-as fundamentais para alcançar os objetivos climáticos globais. Através de uma gestão responsável, as florestas oferecem benefícios inestimáveis: absorvem continuamente carbono no solo e na sua biomassa, enquanto fornecem inúmeros materiais que fazem parte integrante da nossa vida quotidiana. A qualidade única destes materiais florestais reside na sua capacidade de reter o carbono capturado, oferecendo uma alternativa sustentável que reduz a nossa dependência de opções menos sustentáveis, como o aço ou o betão.
A certificação FSC é uma solução comprovada para enfrentar a emergência climática.
Para garantir que florestas de todos os tamanhos e em todas as regiões sejam saudáveis e resilientes contra ameaças como as alterações climáticas, o FSC adapta o seu trabalho ao contexto local e é pioneiro em soluções práticas e eficazes por meio da colaboração e da cocriação, enquanto desenvolve a capacidade local para dar continuidade ao trabalho. Tem um histórico estabelecido de convocação de diversos interesses ambientais, sociais e económicos. O FSC está, portanto, equipado para enfrentar estes desafios, continuando a apoiar os meios de subsistência e os serviços culturais das comunidades locais e dos povos indígenas.
A COP28, que decorre no Dubai, Emirados Árabes Unidos, de 30 de novembro de 2023 a 12 de dezembro de 2023, pretende revigorar as metas climáticas nacionais e elaborar um plano de ação baseado no consenso, delineando medidas bem definidas para limitar o aquecimento tendo em conta as metas acordadas globalmente e acelerar a transição verde. Este é um momento crucial nas negociações globais, uma vez que a conferência testemunhará a conclusão inaugural do balanço global dos progressos climáticos. Após o balanço, serão tomadas decisões que influenciarão o nível de ambição dos países, definido nos seus próximos planos de ação climática e no cumprimento das metas globais para 2030.
O FSC na COP28
Como observador oficial da Convenção das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (UNFCCC), o FSC pode usar as suas normas e soluções para apoiar 77% dos países envolvidos em iniciativas relacionadas à gestão florestal, para alcançar os marcos delineados neste acordo histórico.
O FSC tem 30 anos de experiência no pioneirismo da gestão florestal responsável. Acreditamos firmemente que, liderando com pesquisas, factos e iniciativas tangíveis, podemos usar o nosso alcance e influência, em colaboração com os nossos parceiros, para desempenhar um papel crítico na aceleração da ação climática.
As principais áreas de foco do FSC na COP28 são finanças sustentáveis e capital natural, mecanismos financeiros globais, soluções baseadas na natureza, mercados e perspetivas de carbono, apoio financeiro para os serviços de ecossistemas, bem como direitos e vozes dos povos indígenas.
A delegação do FSC, que estará presente na COP28, é a seguinte:
- Kim Carstensen, Diretor-Geral, FSC Internacional
- Pina Gervassi, Climate and Restoration Director, FSC Internacional
- Theresa Keith, Climate Engagement Deputy Director, FSC Internacional
- Harrison Ochieng Kojwang, Senior Affairs & Engagement Advisor (África e Instituições Globais), FSC Internacional
Eventos e participação
O FSC liderará e coorganizará quatro eventos principais na COP28.
4 de dezembro de 2023, das 9h30 às 10h30, Pavilhão da IUCN, Zona Azul
Evento no Pavilhão da UICN: Florestas & Finanças: Desbloqueando Modelos Financeiros Inovadores para o Capital Natural & Acesso Equitativo
Oradores:
- Dr. Gareth Phillips, Banco Africano de Desenvolvimento
- José Itongwa, REPALEAC
- John Willis/Peter Elwin, Planet Tracker
- Caitlin Clarke, BTG Pactual
Moderador: Theresa Keith, Climate Engagement Deputy Director, FSC Internacional
Esta sessão terá transmissão ao vivo. Para assistir aceda ao seguinte link: https://www.iucn.org/cop28live
5 de dezembro de 2023, 15:30 – 17:00, Pavilhão do Gabão, Zona Azul
Pavilhão do Gabão Evento Paralelo: Florestas que trabalham para os gaboneses.
Oradores:
- Representante do governo: Governo do Gabão
- Kim Carstensen: Diretor-Geral, FSC Internacional
Este evento será seguido por uma sessão de agradecimentos.
5 de dezembro de 2023, 16:45-18:15, Sala de Eventos Paralelos 5, Zona Azul
UNFCCC Evento Paralelo: A banca no clima: ir além do financiamento climático.
Discurso de abertura Oradora: Fatima Yasmin, Vice-Presidente (Sectors and Themes), ADB
Oradores:
- Kim Carstensen, Diretor-Geral, FSC Internacional
- Jwala Rambarran, Distinguished Fellow, Programa de Finanças Sustentáveis, ClimateWorks Foundation
- Imane Kabbaj, Diretor, Investimento Responsável, Man Solutions
- Nabil Moura Kadri, Deputy Managing Director of Environment, Banco Nacional de Desenvolvimento Brasileiro
- Dr. Mohammad Altaf-Ul- Alam, Additional Secretary, Macroeconomia, Ministério das Finanças, Bangladesh
- Noelle O’Brien, Diretor, Alterações Climáticas, ADB
- Moderador: Rachel Kyte, Decano Emérito da Escola Fletcher da Universidade Tufts
Esta sessão terá transmissão ao vivo. Para assistir aceda ao seguinte link: https://www.youtube.com/c/UnfcccInt/playlists
Mais informações sobre o evento estão disponíveis nesta página.
8 de dezembro de 2023, 17:30-18:30, Pavilhão COMIFAC, Zona Azul
Pavilhão COMIFAC Evento Paralelo: Certificação de Gestão Sustentável na Bacia e Mercados do Congo.
Oradores:
- Mr. Chouaibou NCHOUTPOUEN, Secretário Executivo Adjunto e Coordenador Técnico da Comissão das Florestas da África Central (COMIFAC)
- Kim Carstensen: Diretor-Geral, FSC Internacional
- TBD, Representante da Co-facilitação das Repúblicas Francesa e Gabonesa para a Parceria Florestal da Bacia do Congo.
O FSC também falará em vários eventos e painéis de discussão
Alterações Climáticas e o Papel das Soluções Baseadas na Natureza para a Indústria do Vinho
Pavilhão Chileno, 3 de dezembro de 2023, 16:30-18:00
Orador: Pina Gervassi, Climate and Restoration Director, FSC Internacional
Estratégia de Capital Natural – painel do governo peruano
Pavilhão Peruano, 6 de dezembro de 2023.
Orador: Pina Gervassi, Climate and Restoration Director, FSC Internacional
Iniciativa 20x20: Rastreando o restauro – Progresso em relação às metas globais da NDC e da CDB
Pavilhão BENELUX-BEI, 9 de dezembro de 2023, 09:30
Orador: Pina Gervassi, Climate and Restoration Director, FSC Internacional
Interessado em conversar connosco pessoalmente durante a COP28?
Entre em contato com Theresa Keith no t.keith@fsc.org
Para pedidos dos meios de comunicação social e entrevistas com a nossa delegação, por favor envie um e-mail para media@fsc.org