Dia 13 de dezembro, o FSC Portugal dinamizou uma sessão de esclarecimento sobre o tema “O caminho do FSC® para a conformidade com o EUDR” (Regulamento Europeu destinado a combater a desflorestação e degradação florestal). O auditório da CAP (Confederação dos Agricultores de Portugal), em Lisboa, registou a presença de cerca de 50 pessoas, que de forma interessada, assistiram a esta ação, com o intuito de se esclarecerem sobre o regulamento e de que forma o FSC poderá ajudar na sua implementação.

Esta sessão foi aberta pelo Presidente da Direção do FSC Portugal, Pedro Serafim, o qual referiu o objetivo da mesma, que passou sobretudo pela identificação das linhas que deverão ser seguidas para o cumprimento do regulamento EUDR e de que forma o FSC poderá colaborar nesse sentido.

Joana Faria, Secretária Executiva do FSC Portugal apresentou as diretrizes do dito Regulamento EUDR, o qual entrou em vigor a dia 29 de junho do corrente ano, sendo que as suas disposições serão aplicáveis a partir de 30 de dezembro de 2024, destacando ainda o papel dos sistemas de certificação no seu cumprimento

"O objetivo do EUDR e a missão do FSC cruzam-se. O FSC está a trabalhar de forma construtiva com os legisladores da UE, por forma a alinhar esforços conjuntos que propiciem a implementação do regulamento." disse Joana Faria.

im1
© FSC Portugal / Mariana Serra

Vera Santos, Community and Family Forests Program Manager do FSC Internacional mostrou ainda de que forma o FSC tem contribuído para a implementação do EUDR e as adaptações que o sistema irá implementar para ser umasolução efetiva no cumprimento do EUDR. O FSC apoiou o desenvolvimento deste regulamento desde o início e está agora pronto para trabalhar em conjunto com a Comissão da UE, autoridades competentes da UE, ONGs e empresas, para torná-lo numa realidade com sucesso.

“Prevêem-se mudanças sistémicas. Serão alterações normativas que possam ir ao encontro do regulamento EUDR, que permitirão maior alinhamento e coerência do sistema. Serão também implementados requisitos adicionais (não obrigatórios) para que o sistema consiga dar a resposta adequada. E por fim temos a implementação do processo de revisão integrado. Liderar estas transformações, mostra que o FSC pode ajudar no cumprimento do regulamento, estando fortemente alinhado com este compromisso.” acrescentou Vera Santos.

im2
© FSC Portugal / Mariana Serra

Tratou-se de uma sessão dinâmica e, ao mesmo tempo, esclarecedora sobre o EUDR. Demonstrou-se que este regulamento e a missão do FSC complementam-se, e por isso o FSC está dedicado em continuar a combater a desflorestação e a degradação das florestas na Europa e no mundo, contribuindo para a sua implementação, com a realização de mudanças sistémicas e com o desenvolvimento de tecnologias que apoiem no cumprimento deste regulamento.