O FSC promove dois cursos, os quais abordam os temas do género e da diversidade no setor, após pesquisas que mostram que, nos primeiros 5 anos de trabalho, as mulheres e as minorias abandonam o setor florestal devido a assédio, intimidação, desigualdade salarial e falta de apoio e orientação.

Grande parte da formação criada até à data tem-se centrado no que é a diversidade, a equidade e a inclusão e porque é importante, no entanto, nunca houve formação específica sobre como agir. Esta iniciativa faz parte da missão contínua do FSC de proteger as florestas em todo o mundo, e as organizações envolvidas na sua criação pretendem ser um recurso de conhecimento no domínio da gestão florestal responsável.

"O FSC empenhou-se ativamente no primeiro Curso Online Aberto e Massivo sobre Igualdade de Género, Diversidade e Inclusão no Setor Florestal, lançando as bases para a ambição do FSC de se tornar um líder no setor, ao mesmo tempo que divulga os nossos valores, visão e trabalho", afirma Anakarina Pérez Oropeza, Diretora Interina de Envolvimento Estratégico do FSC, falando sobre um dos próximos cursos.

Igualdade de Género, Diversidade e Inclusão nos Setores Relacionados com a Gestão Florestal (ForGEDI)

A primeira oferta de formação, Igualdade de Género, Diversidade e Inclusão nos Sectores Relacionados com a Gestão Florestal (ForGEDI), foi desenvolvida no âmbito do Grupo de Trabalho da União Internacional de Organizações de Investigação Florestal (IUFRO) sobre Igualdade de Género na Gestão Florestal, a fim de contribuir para colmatar a lacuna na educação florestal, oferecendo os conhecimentos e recursos mais recentes gratuitamente a todos. O curso é oferecido através da plataforma FutureLearn pela Universidade de Pádua em colaboração com a Universidade Sueca de Ciências Agrícolas, a Universidade de Moncton e a IUFRO.

Tal como indicado na sua página inicial, "Este curso analisa o papel central do género, da igualdade, da diversidade e da inclusão nos setores relacionados com as florestas, fornecendo conhecimentos e abordagens práticas para promover um ambiente inclusivo".

O curso de 3 semanas e 12 horas foi desenvolvido por 40 voluntários, dedicados ao longo de dois anos. Está disponível gratuitamente aqui até abril de 2025.

Curso de Certificação Livre para Crescer na Gestão Florestal

A nossa segunda oferta de formação - o Curso de Certificação Livre para Crescer na Gestão Florestal - foi concebido para mudar a cultura do local de trabalho, de modo a acolher melhor as mulheres e outros grupos sub-representados no setor florestal. É testado na indústria florestal e centra-se em formas de ultrapassar as barreiras culturais do local de trabalho que as mulheres e outras pessoas sub-representadas enfrentam no setor. A formação Free to Grow in Forestry aborda especificamente: como ser um aliado eficaz, como ser um líder inclusivo e como ultrapassar a resistência à DEI no local de trabalho.

A formação Free to Grow in Forestry tem como objetivo alcançar a igualdade de género e o empoderamento de grupos que merecem a equidade (mulheres, povos indígenas, LGBTQI+, pessoas com deficiência, entre outros) em organizações a todos os níveis, desde cargos técnicos a executivos, no setor florestal. Para mais informações, consultar o site Free To Grow.

Expandir o nosso alcance através da expansão da consciencialização

Com tempo e recursos dedicados, a nossa visão é utilizar estas formações como um trampolim para criar formações regionais de maior dimensão que abordem barreiras específicas que as mulheres e as minorias enfrentam, dando vida ao contexto local de uma forma significativa nas várias regiões em que o FSC opera. Isto permitirá que as formações tenham um maior impacto na mudança das culturas do local de trabalho a nível global.

A gestão florestal pode beneficiar imenso com a integração de diversas perspetivas quando se trata de algumas das questões ambientais e sociais mais prementes que as florestas do nosso mundo enfrentam. Estas duas formações são apenas um começo; esperamos continuar a avançar no sentido de criar plataformas de conhecimento acessíveis a todos, para que possamos ter mais hipóteses de sucesso na proteção das florestas para todos, para sempre.