O FSC celebra a entrada em vigor da Lei de Restauro da Natureza da União Europeia, um importante passo em frente no esforço para restaurar e proteger as florestas e os ecossistemas naturais da Europa.

Em vigor a partir de 18 de agosto de 2024, a Lei de Restauro da Natureza estabelece objetivos ambiciosos para restaurar os ecossistemas degradados em toda a Europa.

“A implementação da Lei de Restauro da Natureza marca um desenvolvimento significativo no compromisso da Europa com a gestão ambiental. Representa um passo significativo no sentido de abordar a perda de habitat, reforçar os ecossistemas e promover a resiliência ambiental a longo prazo”, afirma Anand Punja, Diretor de Envolvimento e Parcerias do FSC Internacional.

Esta legislação histórica foi concebida para aumentar a biodiversidade, atenuar as alterações climáticas e assegurar a preservação das paisagens naturais da Europa, para as gerações futuras.

A legislação está estreitamente alinhada com a missão do FSC de defender a gestão florestal responsável e equilibra a integridade ecológica com os benefícios sociais e económicos. Como  organização global com uma abordagem multi-stakeholder, o FSC está empenhado em colaborar com os Estados-Membros da UE, a Comissão Europeia, as indústrias, as ONGs e as comunidades locais para apoiar a implementação efetiva desta lei.

“Como líder na gestão responsável das florestas, o FSC oferece uma gama de ferramentas que podem ajudar os países a atingir os seus objetivos de restauro florestal e garantir um futuro sustentável para as florestas para todos, para sempre”, acrescenta Punja.

Para apoiar esses esforços, o FSC oferece iniciativas como a Verificação de Impacto e a Estrutura de Remediação, que visam promover esforços de restauro sustentável em todo o mundo.