
1. Qual o âmbito da vossa atividade e como esta se integra na missão do FSC?
Somos uma das principais cadeias de retalho em Portugal, e privilegiamos a simplicidade e a eficiência, com uma gestão orientada por processos, para oferecer aos nossos clientes produtos com a máxima qualidade ao melhor preço, através de uma ação responsável ao longo de toda a cadeia de valor.
Enquanto multinacional, focamo-nos num modelo de negócio responsável e não apenas num objetivo financeiro. Simplicidade e foco no cliente, utilização e gestão responsáveis dos recursos e tratamento respeitoso de clientes, colaboradores e parceiros de negócios são o que guia as nossas ações diariamente. Estes valores estão definidos nos nossos princípios corporativos e de liderança, tal como no nosso código de conduta e fazem parte da nossa estratégia de responsabilidade social e corporativa ‘Mais Lidl’, que tem como eixos estruturantes: Mais para o Planeta, Mais para a Comunidade, Mais para Si.
Exigimos certificações para as matérias-primas mais críticas, do ponto de vista de impacto ambiental e desafios sociais. Quanto à compra de embalagens e produtos de celulose certificados, estamos alinhados com a missão da FSC, contribuindo para evitar a exploração de madeira ilegal e/ou das queimadas para obtenção de novas áreas para utilização agrícola, e para a criação e gestão florestal sustentável. Com estas medidas estamos, consequentemente, a proteger a biodiversidade. Depois de, em 2019, termos trabalhado em conjunto com os nossos fornecedores, sensibilizando para a adoção da certificação FSC nas embalagens e componentes de produtos de origem florestal, a partir de 2020, os nossos produtos de marca própria, alimentares e não alimentares, à base de madeira e papel, são de fontes de fibra de madeira reciclada ou, quando virgem, de fontes certificadas FSC.
2. Quais os benefícios mais importantes da certificação florestal?
A madeira e os produtos à base de madeira provêm das florestas, um dos maiores e mais importantes ecossistemas. A madeira é a matéria-prima de muitos produtos que utilizamos diariamente (material escolar/ de escritório, roupa, brinquedos, embalagens diversas…). Atualmente, devido à grande procura de madeira, é crítico proteger as florestas tropicais da desflorestação, preservando a biodiversidade. Temos como objetivo minimizar o nosso impacto ambiental e social, procurando obter madeira de forma mais responsável, com rótulos certificados e materiais reciclados. Desta forma, evitamos uma extração insustentável de madeira e a consequente desflorestação e degradação por incêndios florestais.
Através da certificação FSC, garantimos que os produtos de marca própria do Lidl provêm de florestas geridas de uma forma mais sustentável, respeitando os valores sociais, ecológicos e económicos e as necessidades da presente geração, sem comprometer as gerações futuras. Ao certificar os nossos produtos, podemos assegurar que as florestas estão a ser bem geridas e que os recursos naturais estão a ser utilizados de forma mais consciente.
3. Defina o FSC em 3 palavras
Floresta, biodiversidade e proteção.