As Jornadas Técnicas promovidas pelo FSC Portugal têm-se destacado como uma plataforma de partilha de conhecimento e experiências, direcionada para os profissionais do setor florestal. Realizadas em colaboração com várias entidades parceiras, as jornadas têm abordado temáticas como a segurança no trabalho florestal, a preservação dos serviços de ecossistemas, o controlo de espécies invasoras e a proteção de valores culturais. Com uma abordagem prática, estas ações contribuem significativamente para uma gestão florestal mais sustentável e responsável.

Jornadas Técnicas: Segurança no Trabalho Florestal

f1
© FSC Portugal

No dia 14 de março, na Junta de Freguesia de Odeceixe, foi dado o pontapé inicial com o tema "Segurança no Trabalho Florestal". Em parceria com The Navigator Company e a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), foram discutidas medidas de segurança, a importância do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados à função desempenhada e a legislação aplicável. O objetivo foi promover um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para os trabalhadores florestais e destacar a relevância do tema no âmbito da certificação FSC

“As Jornadas Técnicas FSC sempre demonstraram sentido disruptivo com a tradicional sensibilização realizada em sala, por terem sempre associada uma forte componente prática realizada em contexto de trabalho, com o envolvimento de técnicos FSC, técnicos das associações de produtores florestais e das empresas e trabalhadores da fileira florestal. A realização em contexto de trabalho permite que os diferentes atores estejam no seu habitat natural e profissional, o que acresce aos participantes no evento maior sensibilidade para apreensão e reconhecimento de fatores de risco e respetivas medidas de prevenção e de proteção, bem como maior disponibilidade e abertura à aprendizagem e à partilha de conhecimentos, de erros típicos e de boas práticas, conducentes à promoção de locais de trabalho mais dignos e mais seguros” refere Carlos Montemor da ACT. Acrescenta ainda “A certificação florestal constitui, assim, um forte instrumento de apoio às empresas, permitindo o aumento do conhecimento e das competências dos seus profissionais, bem como para a promoção do cumprimento da legislação nacional. Estas empresas ficam com maior preparação para os desafios futuros do setor florestal, evitando muitos problemas graves resultantes do desconhecimento relativo aos seus direitos e às suas obrigações, designadamente por prevenir a ocorrência de acidentes de trabalho e doenças profissionais dos empregadores e seus trabalhadores. O reconhecimento do trabalho realizado conjuntamente nas várias Jornadas Técnicas veio do próprio FSC Internacional quando convidou a ACT a testemunhar este importante trabalho no FSC Labour Solution Forum - Jornada Técnicas internacionais realizadas em Lima, no Perú, em julho de 2017.”

Jornadas Técnicas: Serviços de Ecossistemas

f2
© FSC Portugal

Realizadas no dia 12 de abril, em Castelo Branco, esta jornada abordou a importância da conservação dos serviços de ecossistemas e o papel do FSC na sua promoção e valorização do trabalho desenvolvido pelos gestores florestais. Com o apoio da SPECO e da AFLOBEI, os participantes foram capacitados para identificar e implementar o Procedimento de Serviços de Ecossistemas do FSC, instrumento que providencia uma estrutura para a verificação de impacto da gestão florestal responsável em diferentes Serviços de Ecossistema. Uma visita de campo à Unidade de Gestão Herdade do Monte Fidalgo permitiu uma experiência prática sobre as atividades de gestão implementadas e os possíveis impactos a verificar ao nível dos Serviços de Ecossistema.

 

Jornadas Técnicas: Biossegurança - Controlo de Invasoras

f3
© FSC Portugal

No dia 8 de maio, na Lousã, o foco foi o controlo de espécies invasoras, essencial para a gestão florestal responsável. A proliferação das espécies invasoras é uma realidade nas nossas florestas e importa por isso não só saber identificá-las, mas também definir as ações de controlo mais adequadas a cada espécie assegurando que a intervenção cumpra o seu objetivo. 

Com o suporte de parceiros como a Comunidade Local dos Baldios de Vilarinho, a Cerna Portugal e o Centro de Estudos de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade (CERNAS) da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra, os participantes identificaram as principais espécies invasoras presentes na região da Serra da Lousã, aprenderam sobre métodos de controlo e estratégias de biossegurança para proteger ecossistemas vulneráveis.

Hélia Marchante, da ESAC/IPC & CERNAS refere “Em 2024 participei, enquanto formadora, numa Jornada Técnica FSC sobre Biossegurança no contexto do controlo de plantas invasoras. Considero que estas Jornadas constituíram uma excelente oportunidade para apostar na maior capacitação de profissionais que trabalham na área florestal, em particular no que diz respeito à temática da biossegurança ainda pouco explorada no nosso país no contexto das invasoras. O formato adotado permitiu a troca de experiências, entre formadores e profissionais, e foi muito enriquecida pela conciliação da componente mais teórica, de discussão, com a componente de observação e análise de situações concretas em campo.”

Jornadas Técnicas: Altos Valores de Conservação (AVC) - Valores Culturais

f4
© FSC Portugal

A últimas Jornadas Técnicas, realizaram-se no dia 4 de junho em Muge, Salvaterra de Magos, e exploraram a conciliação da proteção do património cultural com a gestão florestal responsável. Trata-se de um tema que tem vindo a ser destacado frequentemente, mas a que o sistema já contempla, uma vez que obriga à identificação do património cultural existente nas unidades de gestão. As jornadas permitiram a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes reforçando o conhecimento na identificação dos valores culturais bem como o impacto que as diferentes ações de gestão podem ter nos mesmos.

Com o apoio da ACHAR e do Património Cultural I.P., os participantes discutiram a importância de preservar a riqueza histórica e arqueológica presente nas áreas florestais, integrando-a em práticas de gestão sustentáveis.

As Jornadas Técnicas FSC têm se revelado uma ferramenta valiosa para o fortalecimento das competências dos profissionais do setor florestal em Portugal.

"Através das Jornadas Técnicas, estamos a capacitar os profissionais do setor florestal com conhecimentos essenciais para práticas sustentáveis, enquanto reforçamos a importância de proteger tanto os nossos ecossistemas quanto o nosso património cultural" reforça Sofia Ferreira, Responsável pela Gestão Florestal e Serviços de Ecossistemas do FSC Portugal.

A combinação da teoria e da prática permite que os participantes sejam capacitados de conhecimento para que possam adotar medidas que garantam não só a sua segurança no trabalho, mas também a preservação dos ecossistemas, uma melhor gestão das espécies invasores e do património cultural. Iniciativas como essas reforçam o compromisso com uma gestão florestal responsável, capaz de responder aos desafios contemporâneos e de promover um futuro mais sustentável para as florestas e para as comunidades que delas dependem.

f1f2