
Enquadrado no projeto internacional para a promoção da cortiça certificada FSC, liderado pelo FSC Portugal e que junta, igualmente, os escritórios de Espanha, França, Argentina e Chile, Joana Faria, Secretária Executiva do FSC Portugal, foi em missão ao Chile, para destacar a relevância da certificação em áreas de montado e para incentivar escolhas conscientes, em toda a cadeia de valor, de produtos provenientes de florestas geridas de forma responsável.
Assim, entre os dias 15 e 19 de novembro, o FSC Portugal participou em diversas iniciativas, onde promoveu junto do setor vitivinícola chileno, o projeto “Cortiça FSC, uma escolha natural”, enfatizando a importância de escolher cortiça certificada FSC como um vedante de excelência para vinhos, enquanto ajuda na proteção da biodiversidade e no respeito pelos direitos das comunidades locais e trabalhadores, reforçando, desta forma, o compromisso com práticas florestais sustentáveis.
A jornada começou no dia 15 de novembro, com o evento "Vinos con Raíces: Sostenibilidad y Patrimonio en el Valle", coorganizado pelo FSC Chile, ProChile e Municipalidad de San Javier, que pretendeu promover estratégias que integrem a sustentabilidade ambiental com os valores económicos e culturais das vinhas da região do Maule, apostando no reconhecimento do capital natural e na sua relevância para o mercado e a sociedade.

O encontro incentivou a colaboração e o diálogo entre atores do setor, autoridades e organizações ambientais para impulsionar modelos de produção mais responsáveis. Joana Faria, do FSC Portugal, moderou a Mesa Temática “Sostenibilidad en la Viticultura”, junto com Esteban Carabelli, Diretor Executivo do FSC Argentina, destacando a implementação de práticas sustentáveis no setor vitivinícola, debatendo importância das certificações, a gestão dos recursos e como as vinhas se podem adaptar à crise climática.
O "Foro de Sostenibilidad y Colaboración Vitivinícola en el Valle de Itata", realizado no dia 16 de novembro, veio dar continuidade à maratona de eventos. Este fórum verificou-se de elevada importância, por ter sido um espaço para a criação de compromissos, ampliação de redes de cooperação e disseminação de boas práticas na região, permitindo ao mesmo tempo destacar a importância das práticas regenerativas e da abordagem de paisagem na viticultura, bem como procurou motivar os vinicultores a adotar práticas sustentáveis, a promover a conservação da floresta nativa e a fortalecer a colaboração entre atores-chave. O FSC Portugal e o FSC Chile fizeram parte de um dos painéis deste evento sob o tema "El Enfoque de Paisaje en la Viticultura", onde abordaram a integração entre a gestão de vinhas e a preservação dos ecossistemas florestais, muito importante para o equilíbrio do planeta.

O dia 19 de novembro, foi o último dia das atividades, e foi fechado novamente com o evento "El Valor Económico de la Sostenibilidad: Oportunidades para el Desarrollo de la Viticultura". Co-organizado pelo FSC Chile, Concha y Toro e Vinos de Chile, esta ação foi novamente dedicada à promoção do investimento em práticas sustentáveis na indústria vitivinícola de forma a gerar valor, foi também colocada a tónica na importância da integração da gestão florestal responsável e da conservação das florestas endémicas como atributos de sustentabilidade na produção do vinho, bem como a criação de um espaço de colaboração entre os principais agentes do setor, autoridades e organizações ambientais, para promover um compromisso com um modelo de produção mais responsável e sustentável.

Joana Faria, Secretária Executiva do FSC Portugal afirma: "A certificação FSC é um pilar essencial para a promoção de práticas florestais responsáveis que equilibram a conservação ambiental, o respeito pelos direitos das comunidades locais e a viabilidade económica. Durante esta missão ao Chile, tivemos a oportunidade de destacar o valor da cortiça certificada FSC como uma solução sustentável de excelência para o setor vitivinícola, reforçando o papel fundamental das florestas geridas de forma responsável na cadeia produtiva. Na verdade, este é um setor que depende bastante de recursos florestais… barricas de madeira, caixas de cartão e madeira, rótulos de papel, paletes de madeira para o transporte, para além das já identificadas rolhas de cortiça, pelo que é fundamental criar este tipo de aliança. Foi inspirador testemunhar o entusiasmo do setor vitivinícola chileno em adotar práticas mais conscientes e sustentáveis, e acredito que a colaboração internacional será decisiva para transformar desafios ambientais em oportunidades de crescimento sustentável."
As atividades realizadas refletiram a necessidade de promoção da sustentabilidade no setor vitivinícola, destacando os benefícios económicos das práticas alinhadas aos princípios do FSC. Foram promovidos investimentos em iniciativas que combinam rentabilidade com conservação florestal, para além de criar oportunidades de networking entre produtores de vinho, órgãos governamentais e ONGs, para o desenvolvimento de projetos colaborativos. Também foi promovido o intercâmbio de conhecimentos e boas práticas, reforçando a importância da gestão florestal responsável e da preservação ambiental como pilares estratégicos para a indústria vitivinícola.

"Esta série de eventos foi uma demonstração clara de como a sustentabilidade pode ser integrada no coração de várias indústrias. No Chile, valorizamos profundamente as nossas florestas nativas e reconhecemos o papel essencial que a certificação FSC desempenha na promoção de práticas responsáveis que preservam estes ecossistemas únicos. Foi inspirador ver dois setores unidos em torno da visão de um modelo de produção mais sustentável, combinando conservação ambiental, benefícios económicos e colaboração entre diferentes atores. Estamos comprometidos em continuar fomentando este diálogo e fortalecer parcerias que promovam uma gestão da paisagem responsável e alinhada aos princípios do FSC" refere Regina Massai Cruzat, Diretora Executiva do FSC Chile.
O fortalecimento das redes de colaboração, conectando os principais agentes estratégicos do setor vitivinícola, foi fundamental para reforçar o valor da cortiça certificada FSC como vedante premium para os vinhos. Assim, esta visita do FSC Portugal ao Chile permitiu reafirmar o compromisso com a sustentabilidade em toda a cadeia produtiva, promovendo uma viticultura mais consciente e responsável, que conciliem a conservação ambiental, o respeito social e o crescimento económico.
Estas ações contaram com o apoio do FSC Chile, FSC Argentina e FSC Internacional.