
Realizado entre 6 e 8 de novembro, em Lisboa, o 5º Congresso Luso-Brasileiro de Materiais de Construção Sustentáveis (CLBMCS 2024) contou com a participação do FSC Portugal, num evento que reuniu especialistas de renome de Portugal, Brasil e outros países, para debater os principais desafios e inovações do setor da construção, com foco na sustentabilidade, economia circular e redução do impacto ambiental.
João Miguel, representante do Departamento de Mercado e Parcerias do FSC Portugal, foi um dos oradores do Congresso, onde falou sobre “Certificação Florestal FSC®: opções sustentáveis para o setor da construção”. A sua intervenção, destacou como a certificação FSC pode contribuir de forma decisiva para a adoção de práticas florestais responsáveis e para a utilização de materiais de origem sustentável, como madeira e cortiça certificada, no setor da construção. João Miguel referiu ainda as vantagens da construção em madeira, bem como o contributo do FSC na resposta aos Programas de Certificação para Construção Sustentável (LEED, BREAM, etc.) e às Leis e Regulamentos associados ao setor, incluindo o novo EUDR – Regulamento Europeu sobre Produtos Livres de Desflorestação e Degradação Florestal.
“A certificação florestal é um compromisso com práticas sustentáveis e responsáveis. No setor da construção, o FSC garante que os materiais utilizados, como a madeira e a cortiça, são adquiridos de forma responsável, proveniente de florestas bem geridas, fontes controladas ou de matérias recicladas. Outra das vantagens deste tipo de certificação, é o acesso a novas formas de promoção usando as marcas do FSC nos materiais do projeto", afirmou João Miguel.

Este congresso serviu como um espaço de discussão sobre temas cruciais, como materiais ecoeficientes, edifícios saudáveis e modelos de sustentabilidade na engenharia civil e na arquitetura. O evento também foi marcado por um forte apelo à integração de soluções inovadoras e sustentáveis para enfrentar os desafios ambientais e sociais do setor da construção.
Com o apoio oficial do FSC Portugal, o CLBMCS 2024 reforçou a importância da certificação no setor da construção, promovendo a gestão responsável dos recursos naturais e fortalecendo a ligação entre sustentabilidade e inovação.