Os resultados preliminares da primeira fase do ciclo de TV – recolha e análise de dados – revelam uma série de riscos de integridade nas cadeias de abastecimento de painéis de madeira de bétula certificados. Os riscos serão avaliados nas próximas fases da investigação. O objetivo deste ciclo de TV foi identificar padrões de comércio e volumes de painéis de madeira de bétula certificados, dos mercados produtores na China e Europa Oriental para os mercados consumidores na Europa. 

O ciclo de investigação registou 3.436 transações que ocorreram em 2023, conforme reportado por 665 titulares de certificados com posse física de material certificado de 18 países da região da Eurásia: Bósnia e Herzegovina, Bulgária, China (incluindo Hong Kong), Letónia, Roménia, Eslováquia, Croácia, República Checa, Estónia, Geórgia, Grécia, Hungria, Lituânia, Moldávia, Polónia, Eslovénia, Sérvia e Ucrânia. 

 

Principais conclusões do ciclo de TV 

Algumas das principais conclusões e os riscos de integridade que representam para as cadeias de abastecimento de painéis de madeira de bétula certificados são: 

  • Cerca de 74% dos titulares de certificado reportaram zero transações (nenhuma compra ou venda) de produtos de bétula, muitos dos quais eram da China. Isto é indicativo de um risco potencial, porque há múltiplos relatórios de partes interessadas que alegam uma grande oferta de produtos de bétula originários da China. 

  • Casos preocupantes de potencial incompatibilidade de volume: alguns titulares de certificado reportaram compras enquanto os seus fornecedores reportaram zero vendas. Além disso, alguns titulares de certificado declararam a compra ou venda de espécies específicas de Betula ('zero transação') que não estavam dentro do âmbito do certificado ou região geográfica dos fornecedores. 

  • Um grande volume de madeiras  de bétula comprados em florestas ucranianas pode potencialmente ter origem na área de conflito. À luz da suspensão atual dos certificados FSC em zonas de conflito especificadas, o volume reportado de compras domésticas de unidades de gestão florestal ucranianas e o volume de painéis de madeira exportados da Ucrânia, são motivo de preocupação. 

  • Nenhum dos titulares de certificado participantes neste ciclo de TV declarou qualquer compra ou venda de bétula da Rússia no âmbito da sua certificação FSC. No entanto, potenciais incompatibilidades entre o volume de madeira comprada e vendida, através da cadeia de abastecimento, podem ser resultado de madeira não certificada (incluindo a da Rússia) a entrar nas cadeias de abastecimento certificadas. 

 

Próximos Passos na Investigação dos Riscos de Integridade 

Na segunda fase do ciclo de verificação de transações, a ASI irá analisar oito agrupamentos da cadeia de abastecimento, uma vez que demonstraram sinais de potenciais riscos de integridade. Através do ciclo de TV de contraplacado de bétula em curso – e a decorrer em paralelo – a ASI também está a conduzir uma investigação mais aprofundada aos titulares de certificado com potenciais incompatibilidades de volume na região da Eurásia. 

Com base na análise dos dados recolhidos na primeira fase deste ciclo de investigação, o FSC e a ASI expandiram o âmbito da investigação. Na segunda fase, a ASI adicionará dois novos elementos ao âmbito desta verificação, para além das oito cadeias de abastecimento de alto risco selecionadas para investigação adicional. 

  • A ASI incluirá dados de transações de nove titulares de certificados adicionais que são corretores e comerciantes sem posse física de material certificado na fase de investigação deste ciclo. As incompatibilidades de volume detetadas nas suas transações serão investigadas mais aprofundadamente. 

  • A ASI investigará ainda as cadeias de abastecimento a montante de painéis de madeira de bétula originários da Ucrânia. A investigação terá como alvo os agrupamentos da cadeia de abastecimento ligados a florestas certificadas suspensas/terminadas. 

O FSC está a abordar o risco potencial associado a um número significativo de titulares de certificados que reportam 'zero transações', através de uma nova Advice Note publicada a 1 de abril de 2025. De acordo com mesma (disponível na página 12 deste documento), uma Entidade Certificadora deve conduzir uma auditoria anual para qualquer organização com certificação FSC, que opere na China e tenha madeira maciça, folha ou painéis de madeira no seu âmbito de certificação, mesmo que a organização não tenha reportado atividade de vendas relacionada com o FSC. 

 

Iniciativa de Reforço da Integridade da Eurásia 

Para além deste ciclo de TV, o FSC e a ASI estão a monitorizar o fluxo de bétula certificada nas cadeias de abastecimento através de outros canais. O ciclo de TV faz parte de uma iniciativa maior de reforço da integridade, denominada Plano de Trabalho de Integridade da Eurásia. O FSC também está a avaliar se algum titular de certificado está a violar a Política de Associação, ao comercializar bétula russa. O comércio ilegal de bétula russa está a ser discutido por diferentes partes interessadas, incluindo os meios de comunicação. O FSC e a ASI estão a registar as alegações feitas nestes espaços de discussão e a abordá-las de acordo com o processo de tratamento de incidentes da ASI. 

Informações relevantes das fontes acima mencionadas, acompanhadas de provas claras e convincentes, serão incorporadas na fase de investigação em curso deste ciclo de TV. Se o FSC detetar a presença de bétula russa nas suas cadeias de abastecimento certificadas, ou qualquer outro comportamento malicioso ou fraudulento, o FSC tomará medidas fortes, como bloquear o titular do certificado ou desassociar-se dele.