As conclusões confirmam que as normas do FSC já refletem os princípios centrais da CNF em vários países da UE e destacam a capacidade do FSC para equilibrar valores ambientais, sociais e económicos na gestão florestal. 

Com mais de 70 milhões de hectares certificados na Europa e mais de 160 milhões globalmente, o FSC é o pioneiro da certificação florestal. Desde 1994, o FSC tem unido partes interessadas ambientais, económicas e sociais sob um sistema transparente, verificado por uma terceira parte e em contínua evolução. As nossas normas estão enraizadas na gestão florestal do mundo real e evoluem usando tecnologia de ponta, como monitorização por satélite e blockchain

O relatório reconhece a maturidade e credibilidade do FSC, afirmando: "estas normas evoluíram ao longo de décadas de implementação prática e refinamento, refletindo provavelmente de forma mais próxima, as realidades complexas da gestão florestal e do setor em termos das suas operações no terreno." A mensagem é clara: devemos construir sobre sistemas comprovados, não reinventá-los. 

Investigações independentes, incluindo um estudo da Nature de 2024, confirmam ainda que as florestas certificadas pelo FSC protegem melhor a biodiversidade do que as florestas não certificadas. 

"Para serem credíveis, tanto a gestão florestal quanto a certificação devem evoluir — guiadas pela ciência, regulamentação, necessidades sociais e ambientais, e contextos florestais específicos, na Europa e globalmente. É exatamente isso que fazemos no FSC", disse Matteo Mascolo,  Lead EU Affairs & Engagement do FSC. 

Algumas normas nacionais do FSC já incorporam elementos da CNF, como a promoção da regeneração natural, da diversidade de espécies e da complexidade estrutural. Conforme destacado no estudo, outras normas nacionais do FSC já estão a ser revistas para incorporar mais práticas favoráveis à biodiversidade. Além disso, todo o sistema FSC está em contínua evolução. Estamos atualmente a rever os nossos Princípios e Critérios e a avançar para uma orientação para os resultados. A evolução das nossas normas e sistema será discutida na Assembleia Geral do FSC, que terá lugar em outubro de 2025, no Panamá. 

Como um sistema global com múltiplos intervenientes, o FSC está pronto para trabalhar com a Comissão Europeia, Estados-Membros, proprietários florestais, Povos Indígenas, ONGs e empresas para garantir que as florestas da Europa sejam resilientes, biodiversas e geridas de forma sustentável — agora e para as gerações futuras. 

 

Contactos e Questões 

Por favor, contacte os representantes do FSC na Plataforma Florestal da Comissão Europeia: 

Encontre mais informações sobre o envolvimento do FSC nesta plataforma.