As Jornadas Técnicas representam um compromisso contínuo do FSC Portugal em capacitar os profissionais e fortalecer a resiliência dos ecossistemas florestais, assegurando um futuro mais verde e próspero para todos. Assim sendo, este ano, voltou-se a levar a cabo mais um ciclo de Jornadas Técnicas, com foco em temas cruciais para a floresta, reunindo especialistas, técnicos e diversos stakeholders do setor para debater e partilhar abordagens inovadoras que visam a proteção e a sustentabilidade das nossas florestas.  

Este ciclo de Jornadas Técnicas de 2025 teve início a 11 de março em Torre de Moncorvo, com o tema "Altos Valores de Conservação | Gestão de Espécies e Habitats". Este evento, que contou com o apoio da PALOMBAR e da FLOPONOR, teve inicio no CIARA (Centro de Interpretação Ambiental e Recuperação Animal de Felgar) para debater a integração da conservação de espécies e habitats na gestão florestal e terminou com uma saída de campo à Quinta do Marmeleiro, onde foi abordada a gestão das áreas de zimbro presentes no local, tendo em consideração a sua classificação como Alto Valor de Conservação (AVC), Miguel Soares, do Departamento de Gestão Florestal e Serviços de Ecossistemas do FSC Portugal, destacou a oportunidade de adquirir conhecimento técnico especializado e debater boas práticas de conservação. 

f1
© FSC Portugal 

A 10 de abril, as jornadas seguiram para Sintra, com foco no "Restauro Ecológico". Com o apoio da SPECO e da Parques de Sintra – Monte da Lua, o evento explorou o papel da Certificação Florestal FSC no restauro ecológico, abordando o conceito, as oportunidades e os desafios da Lei do Restauro da Natureza. Após uma sessão em sala em Monserrate, os participantes visitaram uma área da Parques de Sintra – Monte da Lua, para observar os trabalhos de restauro, com especial destaque para as linhas de água. Sofia Ferreira do Departamento de Gestão Florestal e Serviços de Ecossistemas do FSC Portugal, sublinhou que "Cuidar da natureza através do restauro ecológico é uma forma de retribuir o que ela nos oferece todos os dias, é investir num futuro sustentável para as gerações futuras." 

f2
© FSC Portugal 

Marrazes, Leiria, recebeu, a 5 de maio, as Jornadas Técnicas dedicadas à "Biossegurança: desafios no controlo de invasoras". Organizado pelo FSC Portugal em parceria com a 2BForest, CERNAS, ESAC, IPC, CFE/UC e a União das Freguesias de Marrazes e Barrosa, o evento aprofundou o conhecimento sobre a gestão de plantas invasoras. O programa incluiu apresentações sobre o enquadramento do controlo de espécies invasoras no sistema FSC, o caso da Mata dos Marrazes e boas práticas de gestão. A demonstração prática em campo, na Mata dos Marrazes, permitiu uma discussão aprofundada das estratégias de controlo no terreno. Miguel Soares referiu que "A proteção da floresta começa com o compromisso de todos em adotar práticas de gestão responsáveis e de biossegurança, fundamentais para controlar a propagação de espécies invasoras e preservar a biodiversidade." 

f1
© FSC Portugal

Para além das Jornadas Técnicas, o FSC Portugal também organizou, no dia 14 de abril, no Instituto Superior de Agronomia (ISA) em Lisboa, um Workshop de Inventário Florestal que reuniu 16 participantes. Esta ação, que teve a colaboração do LabTERRA, o ISA e o Colab ForestWISE, proporcionou uma imersão nas mais recentes técnicas e tecnologias aplicadas à gestão florestal. Ao longo do dia, os participantes tiveram a oportunidade de explorar o potencial do LiDAR no levantamento de dados florestais, uma ferramenta que se tem mostrado cada vez mais essencial para uma avaliação precisa e abrangente dos recursos. Foi, igualmente, apresentada a aplicação Arboreal para smartphones, demonstrando como a tecnologia móvel pode simplificar e otimizar o trabalho de campo. “Este workshop foi uma valiosa oportunidade para os presentes atualizarem os seus conhecimentos, descobrirem novas ferramentas e contribuírem ativamente para uma gestão florestal mais eficiente e responsável em Portugal” refere Joana Faria, Secretária Executiva do FSC Portugal. 

f3
© FSC Portugal 

Com a conclusão deste ciclo de ações, o FSC Portugal e os parceiros envolvidos reafirmam o seu compromisso com a promoção de práticas florestais responsáveis e com a capacitação dos diversos agentes do setor, visando fortalecer a resiliência dos ecossistemas e garantir a sua preservação para as gerações futuras.