O Parque Florestal de Monsanto recebeu o BioBlitz FSC 2025, um evento que reuniu cerca de 50 participantes e marcou o início da Semana da Floresta FSC. A iniciativa, organizada pelo FSC Portugal em parceria com o Parque Florestal de Monsanto e a Câmara Municipal de Lisboa, teve como principal objetivo a consciencialização para a gestão florestal responsável e a proteção da biodiversidade.

f1
© FSC Portugal

Ao longo do dia, especialistas e voluntários uniram-se para explorar esta área certificada pelo FSC, com foco na identificação e registo de várias espécies das quais se destacam Aves, Árvores e Plantas, Invasoras lenhosas, Insetos, Mamíferos, Morcegos e, Répteis e Anfíbios, demonstrando a riqueza natural do Parque. O evento contou com a colaboração de diversas entidades tal como a Divisão de Gestão do Parque Florestal do Monsanto e de Sensibilização Ambiental, o Centro de Ecologia Aplicada “Prof. Baeta Neves” do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, FORESTIS – Associação Florestal de Portugal, LPN – Liga para a Proteção da Natureza, PALOMBAR – Associação de Conservação da Natureza e do Património Rural, SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, TAGIS – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, VERDE – Associação para a Conservação Integrada Natureza e WWF Portugal, que ajudaram a dinamizar as atividades.

O evento, que decorreu junto ao Anfiteatro Keil do Amaral, convidou os participantes a juntarem-se em grupos para identificar os diferentes tipos de espécies, e fazerem o seu registo na plataforma iNaturalist/Biodiversity4all, tornando os dados acessíveis a toda a comunidade. Esta partilha de informação contribui para o conhecimento e a proteção da biodiversidade, um dos pilares desta iniciativa.

Além das atividades de identificação, o BioBlitz contou com momentos de aprendizagem e lazer. Um deles foi dinamizado pela Divisão de Gestão do Parque Florestal do Monsanto e de Sensibilização Ambiental e pela própria equipa do FSC Portugal, que organizaram oficinas científicas e jogos, envolvendo os participantes na descoberta da fauna e flora locais.

f2
© FSC Portugal

"O BioBlitz FSC 2025 é a prova de que, juntos, podemos ser parte ativa na solução para a proteção das nossas florestas. Ver cerca de 50 pessoas, entre especialistas e cidadãos, a unirem-se para conhecer e registar a biodiversidade do Parque Florestal de Monsanto é inspirador. Cada observação, cada registo, contribui diretamente para o conhecimento da nossa riqueza natural. Acreditamos que a gestão florestal responsável passa por ações como esta, que conectam as pessoas à natureza e as incentivam a tomar a sua própria ação pelas florestas" afirma Joana Faria, Secretária Executiva do FSC Portugal.

O sucesso do evento reforça a importância de ações comunitárias na preservação do ambiente. A Semana da Floresta FSC continuou até 26 de setembro, com o apelo "Faça uma ação pelas florestas", incentivando a participação ativa de todos na proteção dos nossos ecossistemas.