A Companhia das Lezírias foi o palco do vibrante e inspirador FSC Friday, celebrado na passada sexta-feira, dia 26 de setembro. Este evento, que assinalou o encerramento da Semana da Floresta FSC 2025, contou com cerca de 80 pessoas, entre gestores florestais, empresas, ONGs, parceiros e entusiastas do ambiente, que se juntaram para um dia inesquecível de celebração e reflexão sobre a importância da gestão florestal responsável.
O evento começou com a receção dos participantes e com as palavras de boas-vindas do Presidente da Companhia das Lezírias, que reforçou o compromisso desta que é a maior exploração agro-pecuária e florestal a nível nacional, com o FSC. Alexandre da Silva e Ricardo Raposo foram os mestres de cerimónia, subindo “ao palco” para apresentarem o FSC Friday.
A manhã foi dedicada a atividades didáticas e animadas sob o tema “ForestMaster”, inspirado no programa de televisão “TaskMaster”, onde os participantes puderam explorar a Companhia das Lezírias de uma forma única, aprendendo e divertindo-se enquanto conheciam a área. As atividades foram desenvolvidas para mostrar que é também importante olhar para estes temas de forma descontraída, apelando à interação e ao bom humor de todos os presentes.
Após um momento musical a cargo de Ricardo Raposo e um almoço de convívio, a tarde foi marcada por mais três momentos de grande importância. A homenagem a Paulo Machado foi de grande emoção e um reconhecimento mais do que merecido, pelo seu contributo inestimável às florestas do nosso país. De seguida, foi feita a entrega do prémio a Pilar Almeida, vencedora do Concurso Vídeo Floresta FSC. O evento finalizou com a cerimónia de entrega de certificados dos Novos Titulares de Certificado e também das renovações de Certificação FSC.
O evento reforça a posição do FSC na consciencialização e divulgação do sistema em Portugal, bem como na relevância da interação entre parceiros, para a promoção de uma gestão florestal responsável. O FSC Friday 2025 foi um sucesso e deixou a mensagem de que a responsabilidade pelas nossas florestas é uma jornada conjunta e que deve ser uma ação realizada todos os dias, por cada um de nós.
