Em março de 2024, a revista Which? testou vários papéis higiénicos “100% bambu” disponíveis nas prateleiras do Reino Unido. O resultado? Alguns não continham bambu — apenas madeiras de espécies de crescimento rápido, como eucalipto e acácia. Isso não é apenas enganoso, é uma grave quebra de confiança.

E a confiança é algo que o FSC leva muito a sério.

f1
© FSC China / Feiyue Liu

Quando solicitados a comentar, o FSC Internacional abriu imediatamente uma investigação sobre os produtos certificados pelo FSC em questão. Trabalhando com a Assurance Services International (ASI), investigou as cadeias de abastecimento de fibras e descobriu um claro uso indevido do selo FSC.

O resultado? Um titular de certificado chinês foi bloqueado do sistema FSC por falsas alegações. Isso significa que perde o direito de usar a nossa marca registada e fica impedido de obter a certificação por um período específico. É uma das medidas mais fortes que o FSC pode tomar — e uma mensagem clara para outros titulares de certificado.

O sistema funciona, mas estamos a torná-lo ainda melhor.

Os titulares de certificado do FSC podem dispensar a sua auditoria anual se declararem «vendas FSC zero», mas alguns têm explorado esta disposição como uma lacuna para manchar deliberadamente a credibilidade do FSC.

No início deste ano, foi introduzida uma nova Advice Note, impedindo as empresas na China que comercializam produtos de bambu de dispensar as suas auditorias anuais quando declaram não ter vendas de produtos certificados pelo FSC.

Também foram introduzidas medidas de auditoria adicionais para cadeias de abastecimento de alto risco de integridade, como o bambu.

O FSC está agora a desenvolver outra Advice Note para aumentar a transparência em torno das declarações de «vendas FSC zero». Em breve, este tipo de declarações, serão tornadas públicas na base de dados de pesquisa do FSC.

No FSC, não existe medo de agir quando o rótulo é usado indevidamente. O sistema está  aqui para proteger a sua integridade — e a confiança que as pessoas depositam nele, quer estejam a comprar madeira, embalagens ou mesmo um rolo de papel higiénico de bambu.

De satélites a cadeias de abastecimento, O FSC está a usar todas as ferramentas para garantir que o sistema apresenta dados reais.

Saiba mais: