A Propriedade Presidencial da Itália Tenuta Presidenziale di Castelporziano, uma reserva natural estatal e residência histórica do Presidente da República Italiana, localizada a poucos quilómetros de Roma, tornou-se a primeira do seu género a receber a certificação FSC.
A certificação reconhece a gestão responsável de quase 6.000 hectares de floresta – um dos últimos exemplos remanescentes de floresta mista de planície e matagal mediterrânico na costa de Roma.
À medida que as áreas urbanas se expandem globalmente e as florestas enfrentam as pressões das alterações climáticas, Castelporziano representa a possibilidade de preservar e gerir de forma responsável florestas e ecossistemas patrimoniais às portas das grandes cidades, transformando estas áreas em laboratórios ao ar livre para investigação e experimentação. A propriedade abriga mais de 1000 espécies de plantas e mais de 3000 espécies animais, já documentadas, uma diversidade notável para uma floresta periurbana na região da Europa.
A certificação seguiu um processo rigoroso. A CSI S.p.A., uma Entidade Certificadora acreditada, realizou uma auditoria independente para verificar os 5.230 hectares da propriedade de acordo com as normas ambientais, sociais e económicos do FSC. A auditoria também comprovou dois serviços de ecossistemas críticos: conservação da biodiversidade e preservação do stock de carbono. Todas estas características únicas fazem de Castelporziano um laboratório natural para a conservação e um marco para práticas de gestão responsável.
“Esta é uma floresta urbana muito próxima de Roma, o que torna os seus serviços de ecossistemas ainda mais valiosos. Agora, com esta certificação FSC, ela torna-se um farol da gestão florestal responsável”, disse a Diretora Geral do FSC International, Subhra Bhattacharjee, numa mensagem de vídeo gravada para a cerimónia de entrega da certificação.
“O processo de certificação FSC permitiu à propriedade reconsiderar muitos processos de gestão interna, através de uma lente inovadora e multidisciplinar”, afirmou Giulia Bonella, Diretora da propriedade Castelporziano. “Isto contextualiza a experiência concreta e simbólica de Castelporziano dentro das estratégias globais de desenvolvimento sustentável para as gerações futuras.”
“Mais do que um reconhecimento técnico, esta certificação traz um poderoso valor programático”, afirmou Giuseppe Bonanno, Diretor Executivo do FSC Itália. “Longe de serem estáticas, as florestas estão em constante evolução e refletem as rápidas mudanças em curso. A propriedade pode tornar-se um magnífico laboratório ao ar livre para proteção e regeneração, beneficiando os 2,7 milhões de habitantes de Roma e arredores.”
A certificação FSC em Itália continua a crescer à medida que os gestores florestais reconhecem, cada vez mais, o valor da implementação de uma gestão responsável. A certificação de Castelporziano é particularmente significativa, pois mostra como os objetivos de conservação se integram à gestão ativa e à investigação científica. Com a certificação FSC, a Propriedade Presidencial da Itália torna-se um modelo replicável para outras florestas mediterrânicas que enfrentam desafios semelhantes.
